segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

3º dia [04/jan] Martinópolis - SP: Parada forçada e aconchegante


Como sabíamos que antes do meio-dia a Kombi não ficaria pronta, dormimos até às 8h30 e fomos para a missa das 9h30, junto com os companheiros pejoteiros Luísa e Valdir, que nos acompanharam durante toda a estadia por Martinópolis.

A missa foi muito animada, bem mais do que a maioria das missas em nossa terra. O padre Chico, que presidiu a celebração, é muito dinâmico. Inclusive chamou as crianças para a frente para explicar a elas o evangelho.

Antes da missa, o Valdir falou com o padre e, no início da celebração, ele nos apresentou à comunidade, deixando sua mensagem de apoio à nós.

Foi muito bom poder participar da celebração.

Ao final, alguns vieram conversar conosco, oferecendo almoço e manifestando apoio ao nosso caminhar.

Seguimos, então, para a mecânica do seu Célio para ver o diagnóstico. Não era apenas uma peça fora do lugar, como pensávamos, mas o garfo quebrado. Resultado: necessitaria retirar o motor e o câmbio, procurar a peça para comprar no domingo e substituí-la. Com sorte, a Kombatente estaria pronta até às 18h.

Na hora deu um pequeno desânimo... Mas, pra que se estressar? Fomos para a casa da Luísa, onde a dona Selma já preparava o rango.

À tarde, eles nos levaram para dar entrevista na rádio Mais FM, onde fomos muito bem acolhidos pelo radialista Wilbor. Falamos mais de 10 minutos e até cantamos um trecho do hino dos 25 anos das PJs de SC.

Depois, íamos para um balneário que tem próximo à cidade. Mas acabamos tomando um sorvete na cidade, tocando um violão na sorveteria.

Aproveitamos o dia para lavar a roupa e ficar "fazendo nada", na ótima companhia da Luísa, Valdir e Selma.

A Kombi ficou pronta ali pelas 20h.

Depois fomos agradecer ao seu Célio (que abriu mão de seu domingo para arrumar a Kombatente) e à dona Rose (esposa dele, que nos salvou e indicou o seu Célio).

Queríamos dormir cedo, mas a companhia estava muito boa, e ficamos batendo papo e dando risadas até quase meia-noite.

Partimos de Martinópolis hoje (05/jan), às 5 da manhã. Na mala, um monte de comida que a dona Selma nos deu (bolo, ovos, uma lata de leite Ninho pra Iva comer puro...). Também levamos na mala um pouquinho de Martinópolis, desse carinho maravilhoso que recebemos, dessa ternura da Dona Selma, da disponibilidade do seu Célio, da alegria da Luísa, do companheirismo do Valdir, e dos outros que também nos ajudaram: Pe Lino, Pe Chico, Mazinho, Rose, Marcelo...

Quando chegamos em Martinópolis, dia 03, na missa que participamos pela metade, tinha um trecho dum canto que dizia: "Cheguei agora, estou à porta e peço entrada". E em nessa cidade maravilhosa essa música foi realmente posta em prática. Sem nos conhecer, sem planejarmos antes, nos receberam de braços abertos e nos fizeram sentir em casa.

Povo amado de Martinópolis, um muito muito muito (bem batante) obrigado dos Kombatentes!!

De lá, partimos para Uberlândia - MG, onde chegamos à tardinha (e de onde estou postando esse blog agora).

Mas isso é assunto pra outro post...

Até amanhã!

6 comentários:

  1. E ai pessoal da kombiaventura! tudo bele!! Muito legal essa peregrinação de voces! acompanharei voces no blog mas com aquela inveja( a boa )viu! muito legal as idéias iniciais que motivaram esse loucura também. A visão sobre a reportagem ta tv, sobre a visão que ela vende dos jovens e tudo mais, é outro ponto legal. No mais, boa sorte, acompanhando voces ai em. aquele abraço!! forçaaaa kombiiiiiiii!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. eita que esses pjoteiros são hiper animados, gente!!! acho que eu ficaria lá em Martinópolis! rsrsrs brincadeira! o objetivo de vcs é louvável, e a disposição tem ajuda lá dos céus!! quero acompanhar cada passo de vcs!! essa tecnologia é "mara" né?!! amei conhecer vcs!! nossos jovens certamente tiveram uma experiência enriquecedoora e inesquecível! vcs vieram trazer uma perspectiva nova pra todos nós!! Good Luck!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa iniciativa de vocês. Acompanharei o blog diariamente. Muita boa sorte na caminhada!

    Paz!

    ResponderExcluir
  4. Que luuuuuuuuuxo
    tão é 'enchendo o panduio" seus folgados!
    mas pelo menos com a comida não vão gastar, já compensa os gastos da kombi, né? kkkk
    e vê se responde os posts, estamos falando sozinhos aki. monólogos!!
    ah, uma sugestão positiva: gostei muito de ler algumas historinhas engraçadinhas. acho legal deixar uma parte pra isso.
    no mais tá tudo ó-te-mo
    beijo da irmã e do cunhas do "GUIGO"

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal!
    Sou o Pe. Wandinho, assessor das Pj's no regional Leste 2 (Minas e Espírito Santo). EStou passando por aqui para acolher, mesmo que virtualmente, todos vocês que passarão pelo nosso regional (em Uberlândia, e quem sabe outras cidades). Trabalho em Viçosa, na arquidiocese de Mariana. Acho que não passarão por aqui né? De qualquer modo sejam bem vindos!!! Nos encontraremos no 9º.

    ResponderExcluir