segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

18º dia [19/jan] Ceará, Piauí e Maranhão

Era pra saírmos às 6h40. Saímos às 7h10. Atraso de apenas meia hora. Estamos melhorando :D
Nosso amigo Jairo nos acompanhou de moto até a rodovia, já que era caminho pro trabalho dele. Muito gentil da parte dele, já que impediu que nos perdêssemos (não que isso fosse uma coisa comum :D) e ele teve que chegar atrasado (por causa do nosso atraso).
Pra variar as músicas e sair do tradicional sertanejo universitário, abrimos o CD da Flor de Mandacarú, que compramos no ENPJ (é uma banda da PJ de Imperatriz - MA). Muito bom o CD, com várias músicas bacanas da caminhada. A percussão nordestina dá um toque animado às canções. Bem legal essa diversidade cultural que vamos tendo contato.

No caminho, encontramos vários "Santo Antônio" e "São Sebastião" em nomes de comunidades, de comércios e outros. O Tonho, que se chama "Antonio Sebastião Bortolini", fica se achando nessas horas.

KONVERSAS KOMBATENTES II

Na Kombi, continuamos a conversa sobre afetividade. Falamos sobre "a arte da conquista", sobre as diferenças entre moças e rapazes, sobre porque diversos relacionamentos (tanto namoros como casamentos) não dão certo... Discutimos a importância de cada um renunciar a algumas coisas e ser flexível para que o relacionamento dê certo.

SECO PIAUÍ

Passando por Piauí, alguém falou que é um dos estados mais secos do país. É fácil de se comprovar isso: a maioria das pontes que passávamos já não tinham rios embaixo, apenas areia.
Olhando as pessoas que vivem à beira da estrada, o Dani refletia sobre o modo de vida desse povo humilde. Como vivem nesse ambiente tão seco? Em casas de pau-a-pique, com um solo super seco, num calor infernal... Realmente, não deve ser fácil.
Para destoar com essa paisagem seca, passamos por uma serra cheia de árvores, contrastando bastante com a paisagem seca que até então se via. Como é que pode tamanha diferença tão repentina?

ALMOÇO NATUREBA

Ontem e hoje, no almoço, pra ganhar tempo, compramos frutas em feirinhas que tinham nas cidadezinhas que passávamos. As frutas são bem baratas. Só tomamos o cuidado de escolher, porque numa das feiras tinha, perto das frutas, umas galinhas depenadas com diversas moscas de brinde, rodeando-as. Arghh!
Conseguimos comprar um saquinho de babaçú, um coquinho que, em aparência e gosto, lembra a castanha-do-pará. Muito gostoso.

POSTO ANIMAL!!

Num posto de gasolina que paramos para o descanso-150, tinha uma diversidade animal muito grande: porcos, galinhas e até uma vaca! Os porcos fizeram a festa com as cascas de banana residuais de nosso lanche.

CHEGADA EM TIMON

Passando por Teresina, abrimos o e-mail para ver se o Denílson, da cidade de Timon (onde vamos ficar), tinha respondido o e-mail com o endereço. Ele respondeu, dando orientações de como chegar lá. Mas tínhamos apenas 2 minutos de bateria. Até que consegui conectar à internet, entrar no Yahoo! e abrir o e-mail, o tempo já tinha praticamente se esgotado. Então fui gritando pra Lila anotar o caminho, e logo puff! A bateria finaliza-se.
Partindo das orientações, viramos à esquerda numa ponte, contamos 5 ruas, viramos à esquerda de novo e tentamos achar a "Casa Assistencial" na 2ª quadra. Mas não tinha nada parecido, nem ninguém que soubesse nos informar. Ligando pro Denílson dum orelhão, descobrimos que as orientações anotadas às pressas tinham um pequeno erro: era pra virar à direita na ponte. Detalhe tão pequeno... Hehe
Após umas voltinhas, chegamos ao nosso lugar de pouso de hoje.
Pra estacionar a Kombi eu, magnífico manobrador que sou, quase derrubei uma moto dum rapaz daqui =D Um dia eu aprendo a manobrar... Ou não.
Vieram vários jovens da PJ local jantar conosco, cada um trazendo um pouco de comida, resultando numa farta janta. Foi bem legal. Conversamos e contamos piadas. Como sempre, minhas energias já estavam quase zeradas (de manhã estou com a pilha cheia, e à noite o cansaço normalmente apressa meu sono).
Antes de dormir, as moças conversavam no quarto, e a Iva falava que já estava tão morena que já podia concorrer à cota para negros nas universidades. Exagerada =D

Um comentário:

  1. spoakspoakspoakposkaop
    a Iva tá tão morena ^^
    mas já sumiu as varias marcas diferentes?

    ResponderExcluir