terça-feira, 27 de janeiro de 2009

24º dia [25/jan] De volta da Amazônia

Continuamos zoando da Irmã Adenice. Hoje, a Arleth falou: "Deus disse: 'faça-se o sono. E criou a irmã Adé'". Huahhaha.

Levantamos às 6h para voltar a Belém. Arrumamos as malas e fomos com o barco que nos levou até o vilarejo de Carapajó. Dessa vez o trajeto foi mais rápido: apenas meia hora.

Em Carapajó, fomos buscar a Kombi na casa onde deixamos, e ganhamos 2 cupuaçus (frutas).

Depois fomos conhecer a feira da vila. Lá, fizemos umas experiências gastronômicas: tomamos tacacá. É tipo uma sopa feita com uma parte da rama da mandioca, outra erva, camarão e outras coisas mais, servida quente numa tigela que aqui chamam de cuia. Não gosto de camarão, mas o caldo era gostoso.

A chuva atrapalhou um pouco. Nessa época, chove praticamente todo dia. Existem 2 estações do ano por aqui: inverno e verão. Ambas são quentes (casaco é algo meio desconhecido por aqui). A diferença é que o inverno é bem chuvoso. Conseqüentemente, pra qualquer um de Belém que você pedir, estamos no inverno. Nós ficamos brincando com o povo, dizendo que agora é verão =D

POLÍCIA DO IBGE

Na volta para Belém, o Tonho e a Ir. Adé foram de busão, por segurança e pra evitarmos multas.

E não é que acertamos? Pela primeira vez na viagem, fomos parados pela polícia (acho que tenho que fazer a barba, pois devo estar com cara de suspeito). E, pra aumentar a "ineditez", fomos parados 2 vezes. Da segunda, o policial pediu daonde estávamos vindo, pra onde íamos, daonde éramos, se "Kombinando sonhos" era uma ONG...

Depois, a Arleth bringou: que legal, polícia do IBGE!! :D

NAVIO DO GREENPEACE

Almoçamos no mercado "Ver-o-peso", e depois fomos ver o navio "Artic Sunrise", do Greenpeace, que está por aqui. Para nós, que somos fãs do Greenpeace, é show-de-bola poder visitar esse navio, que está é utilizado no mundo todo, inclusive em expedições na Antártida.

Porém, a fila estava grande (em torno de 1h30). Então, contentamo-nos em tirar fotos externamente.

MISSA E FESTA ARLETH

À noite, fomos para a missa na comunidade. Lá, conhecemos o grupo de cantos no qual a Arleth participa. Em seguida, voltando para a casa, foi feita uma festinha-surpresa de aniver para a Arleth.

Pra finalizar a noite, a aniversariante sugeriu irmos pro sinucão. Ingênuos, pedimos: "é longe?" (esquecendo-se que estávamos em Belém, onde tempo e espaço são relativos). A Arleth disse: "não, não, é pertinho...". 10 quarteirões depois, chegamos. Pra eles, é pertinho. Pra nós, que moramos em cidades pequenas, daria pra ter atravessado a cidade de ponta a ponta. Mas tudo bem, vamos pegando o jeito...

O Tonho comprou um cartão pra dar notícias a quem o espera em Santa Catarina. Gastou 4 unidades, caiu a ligação. Foi colocar o cartão de novo e... puff. O cartão caiu pra dentro do orelhão. 36 unidades pro saco... Psss

Obs.: ser sucinto não é meu forte, mas vou tentar escrever postagens menores agora. Primeiro, pelo pouco tempo que tenho (terei acesso à net aqui no Fórum, mas não há muito tempo livre). Segundo, pros nossos blospectadores não enjoarem de ler :D