quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

11º dia [12/jan] Quase chegando (Trecho Bahia - Alagoas)

Após uma fantástica e confortável noite de sono dormindo na Kombi (huahaha), levantamos às 4h30, reorganizamos a Kombatente (bah, o trabalhão para isso) e zarpamos de Feira de Santana.

Novamente não tomamos café-da-manhã. Deixamos isso para a primeira parada (já que, de qualquer forma, a cada 150km a gente tem que parar meia hora para esfriar o motor).

Durante o dia, passamos pelo restinho da Bahia, por Sergipe e por Alagoas.

Na 1ª cidadezinha de Sergipe, uma paisagem bem interessante: árvores e pequenas barracas na beira da estrada, vendendo principalmente frutas. Isso no meio da cidade (já que a BR 101 passa pela cidade).


LATIFÚNDIO, LATIFÚNDIO... AGORA DE CANA


Pela janela da Kombi, hoje, predominaram imagens de grandes canaviais, latifúndios (arghh) na mão de poucos, com muitos trabalhadores que, desde bem cedo já estão suando nas lavouras para cortas as canas antes queimadas, em meio a um cheiro horrível de cinzas e sob um sol escaldante. Tudo para alimentar o conforto de nossa "maravilhosa" sociedade moderna, e o lucro daqueles que não conhecem o sofrimento.


SOMBRA? SÓ ÀS 3 DA TARDE...


Às 14h, paramos num posto para pôr um pouco de gasolina e comer nossos sanduíches (almoço é à noite). O posto era pequeno, com pouco tempo de funcionamento. Pedimos prum frentista se tinha uma sombra pra gente descansar. Ele falou: "olha, se você estacionar do lado daquela parede, mais tarde vai ter sombra, ali pelas 3 da tarde". Bem, após muita discussão entre nós, resolvemos não aguardar 1h para ter mais 30min de sombra (huahaha). E ficamos na sombra da Kombatente mesmo.


MAIS UMA NOITE NUM POSTO


Às 18h, já escurecendo, percebemos que não conseguiríamos chegar a Palmares (PE) hoje. Então paramos num posto 24h que encontramos, em Rio Largo (AL), a uns 30km de Maceió.

Lá, pra nossa alegria, encontramos boas almas que foram muito gentis conosco, e nos deixaram estacionar a Kombatente e armar a barraca no pátio do hotel, sob algumas árvores, num local onde tinha alguns postes de luz (luzes estas que a Lila, de mexirica, procurando uma tomada, desligou todas ao apertar um botão. Mexirica... Kkkkkk)

Tiramos da Kombi mesa, cadeiras, fogão, butijão, panelas, comida... E as moças se "bolearam" fazer nosso "almoço" noturno: macarrão, com molho de tomate e salame. Pra quem tava só comendo sanduíche, isso era um manjar dos deuses.

Enquanto isso, los hombres foram banhar-se. Aqui era mais tranquilo, não tinha fichinha. Mas também não tinha chuveiro quente e, no meu chuveiro, nem porta.

Jantamos, lavamos a louça, armamos uma barraca e enchemos um colchão. A única coisa que faltou nesse posto foi uma tomada para carregarmos nosso notebook e atualizarmos o blog.

Cansados, e com a necessidade de levantar cedo amanhã, fomos dormir às 21h. Os rapazes na barraca, em 3, de atravessado no colchão, e as moças na Kombatente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário