segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

19º dia [20/jan] Curto trajeto até Santa Inês

Como tínhamos pouso fácil em Santa Inês (MA), podemos nos dar o luxo de andar menos de 400 km.
No caminho, precisávamos ligar para o Philip, pra confirmar nosso pouso por lá. Mas encontramos um grande problema: os orelhões.
Paramos num vilarejo pra ligar. Mas passamos por uns 5 ou 6 orelhões e nenhum deles funciona. Disseram que isso é normal por aqui. Na minha opinião, isso é um descaso por parte da Telemar, operadora daqui. Pôxa, é tão fácil de ver que, se um orelhão não tá fazendo chamadas há algum tempo, é porque não tá funcionado. Só porque o orelhão está numa vila pequena, então pode ficar sem funcionar? Justamente nesses locais onde ninguém tem acesso a telefones...
Quando achamos um orelhão que funcionava, o celular do Philip estava fora do ar. E, de quebra, o orelhão me comeu 5 unidades do nada.

DE QUEM É ESSE JEGUE?

Na estrada, quase atropelamos um jegue que andava cabisbaixo, no meio da rodovia, na contramão, tranqüilo, pensando na vida. Se tivéssemos "empacotado" o coitado, aposto que não teria dono...

KOMBINANDO SONHOS 2

Já começamos a pensar no que faremos em janeiro de 2010. Há várias opções: uma delas é o Kombinando Sonhos 2, indo de Kombi pro norte, passar pela Amazônia e quem sabe ir até outro país, como a Venezuela. Outra é esquecer a Kombi e fazer outras experiências diferentes, como missão na Amazônia (o Dani já conversava sobre isso no ENPJ com um padre que está lá, o Pe Loivo, ou ir pra Cuba na Brigada da Solidariedade (algo que acontece todo ano, em que fica-se 2 semanas conhecendo a realidade cubana). Mas uma coisa é certa: é grande a vontade de, a partir de agora, aproveitar as férias para ter novas experiências, conhecendo coisas novas e firmando nosso projeto de vida, tudo voltado a causa na qual acreditamos. Até já pensamos num nome para isso: "janeiro revolucionário". Hehehe.

HOMEM DROGADO EM SANTA INÊS

Chegamos cedo em Santa Inês (MA). Era umas 14h. Finalmente consegui ligar pro Philip, e ele ficou de ver um lugar pra gente ficar. Enquanto isso, fomos ao mercado, abastecer a despensa com comida. Depois, enquanto esperávamos, no estacionamento, o cara que viria buscar-nos, vimos uma cena não muito agradável: um homem de uns 30 e poucos anos, descalço e sem camisa, na rua, inquieto. Observando melhor, vimos que ele provavelmente era drogado e estava necessitando mais droga, já sentindo os efeitos da abstinência. Chegava a chorar.
Tentando ajudar, a Lila deu um pacote de bolachas para ele, mas ele não comeu.
Nos sentimos mal, por não poder fazer nada frente a uma realidade assim. Por isso é importante lutar para mudar as estruturas injustas da sociedade, já que as conseqüências são difíceis de remediar.

POUSO

Após 3 horas no estacionamento, finalmente veio nosso acolhedor. Ele é da Renovação Carismática daqui.
Nos levou até a casa de formação da RCC. Ela está em reformas, mas passamos um pano no chão, enchemos os colchões e deu pra dormir.
Saímos para comer uns pastéis super-baratos (R$ 1,00) numa lanchonetezinha na esquina. Só ficamos despenteados com o vento que saía de dentro :D começou a garoar, e não tinha espaço dentro da lanchonete. Ficamos do lado de fora, tentando se esconder entre a aba do prédio e uma árvore, desviando das goteiras. Mas foi legal.
Conhecemos um refrigerante de marca "Jesus". O sabor nominal que o rótulo dizia era "guaraná", mas era rosa-claro, aparentando tuti-fruti, com um gosto nada agradável. Ao menos vale a experiência :D
O povo foi dormir cedo, às 10 e pouco. A Lila e eu ficamos até meia-noite atualizando o controle financeiro, lançando nossos gastos na planilha. Até agora, está tudo sob controle nesse sentido.

3 comentários:

  1. haha, que bacana, eu tb tomei esse refri "Jesus", tempos atrás...achei bom, e achei que tinha gosto de tuti-frutii..hee
    legal o "janeiro revolucionário", talvez se aceitem, o povo do Sul(de SC), pode estar em "missão conjunta"...rsrs =D parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. pois é, atualizar as finanças, não valeu de muita coisa essas horas de sono perdidas para as finanças né, já que o note as levou, embora tenham servido pra conversas durante, pra kompanheirismo de kombatente né, sempre, em qualquer situação, fazíamos o tempo valer a pena, kombatentes são kombatentes!

    ResponderExcluir
  3. Conheci o blog agora por acaso, vou com calma ler sobre o grupo. Passei, por enquanto, pra dizer que se vcs decidirem participar da Brigada de Solidariedade a Cuba em 2010 com certeza não se arrependerão. Participei da de 2006 e foi sensacional. Pretendo participar desta de 2010 tb. Só tá faltando juntar mais alguma grana até o fim do ano. Um abraço!

    Fábio Janotti
    fabiojanotti@gmail.com
    (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir