segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

16º dia [17/jan] Penúltimo dia no Encontro Nacional

O tempo voa. O encontro já está acabando... Ainda mais pra nós, que chegamos 2 dias atrasados :D

No café, conhecemos o Cristiano, de Altamira - PA (prelazia do Xingu). Ele, além da PJ, participa da CPT. Automaticamente, está bastante ligado com as lutas do campo e com a Via Campesina. Foi bem interessante conversar com ele. A PJ da região Norte tem uma ligação bem forte com os movimentos do campo. Isso é bem bacana.

Novamente foi feita a oração com base no Ofício Divino da Juventude.


AMPLIADA DE PALMAS E 10º ENPJ


Pela manhã, foi relembrado que, há 1 ano, aconteceu a Reunião Ampliada de Palmas (TO). Chamou-se um por regional e partilhou-se entre todos os delegados um bolo de comemoração.

Também foram apresentadas as 2 dioceses candidatas a sediar o 10º Encontro Nacional da PJ: Maringá (PR) e Belo Horizonte (MG).

Deu pra perceber uma diferença entre as 2 apresentações: Maringá apelou mais para o lado racional, buscando destacar que tem estrutura e preparo para sediar o décimo. Já BH focou o aspecto emocional, destacando que está de braços abertos a acolher todo mundo. Utilizou uma história quase poética e, quando falou do sul, disse: "O sul dos kombatentes, o sul dos riograndenses, o sul dos paranaenses". Bem legal.


ARTICULAÇÃO DE POUSOS


Tendo o roteiro até Belém e a volta já definidos, buscamos contatos para articular os pousos. Como tem gente de todo o lugar do Brasil aqui no ENPJ, fica fácil, e já temos quase todos os pousos garantidos.


ANIVERSÁRIO DO TONHO


Hoje é aniversário de 23 anos do Kombatente Antonio!! Uhuuu!

Não demos presente (ainda) e nem fizemos festa. Mas cantamos parabéns, tiramos fotos e dissemos para ele, olhando nos olhos, como ele é importante para nós. Esse garoto sensato, maduro, companheiro... Garoto, és muito bom tê-lo como companheiro de viagem!


KOMBATENTES FAMOSOS


Hoje fomos chamados para várias coisas: gravar depoimento para um vídeo que o CCJ está fazendo, entrevista para o Pe. Geraldo (assessor de imprensa da CNBB), várias pessoas querendo tirar fotos com a gente, na Kombi... E também, na adoração, um padre falou da gente e disse que éramos heróis por ter vindo de Kombi para o ENPJ.

Nos sentimos importante =D

Claro que é bacana todo esse carinho. Mas, bem de sincero, acho que não é tão espetacular assim o que estamos fazendo. Tem tanta gente que faz mais pela caminhada, que luta, que sofre, e muitas vezes nem é lembrado.


CAMINHADA


À tarde, tinha caminhada de encerramento do ano da juventude na arquidiocese de Natal.

Nos juntamos a diversos jovens daqui, de várias organizações católicas. Tinha 2 trios elétricos animando, com em torno de 1.500 jovens.

A caminhada foi bacana e bem animada, recheada de músicas da PJ, como "Momento Novo", "Axé", "Esperança Jovem" e, é claro, "Nego Nagô" e o hino do 9º ENPJ.

Na minha humilde opinião pessoal, só faltou firmar o objetivo da caminhada. Era uma caminhada pela paz, mas isso ficou muito solto no ar. Faltou falas nesse sentido para firmar isso.


ADORAÇÃO CARISMÁTICA


Após a caminhada, tinha o que eu pensava que seria uma missa campal, mas que na verdade era uma adoração, feita bem ao estilo carismático. Teve momentos legais, como a entrada da bandeira de todos os estados brasileiros. Mas teve momentos que não gostamos, como a entrada de "Jesus" (na verdade, do ostensório) numa caminhonete importada, toda enfeitada. Primeiro, não acho legal fazer a entrada de Jesus, porque ele já está entre nós. Segundo, Jesus entrou em Jerusalém num burrico, para ser mais humilde. E aí entram numa caminhonete importada... Quando foi que Cristo saiu do povo e foi pro trono? tsc tsc...


CARINHO DO ARITON


Na janta, um homem que estava ajudando na alimentação, o Ariton (da Pastoral Familiar de Natal) nos passou o e-mail dele pra gente mandar notícias. Disse que estavam aguardando nossa chegada e se preocupavam conosco. Pensou que era uma Kombi modelo novo, e se surpreendeu quando viu que era uma 1995.

Cada dia a gente se surpreende. Como é que pode que tanta gente que nem sequer nos conhecia se preocupar conosco?


ENVIO


Ao fim da noite, foi feito o envio, na Igreja. Momento bem bacana, também de agradecer a todo o povo que trabalhou.


Não relatei tanto do ENPJ, mas sim nossa experiência na participação deste. Mais detalhes dele podem ser encontrados no site da PJ nacional: www.pj.org.br.

Um comentário:

  1. Paz e bem!!!
    Meu qrido, não tem com entrar com Jesus Sacramentado em cima de um burro, a Santa Igreja, na sua sabedoria imensa, nos ensina q devemos dar a Jeus o nosso melhor, e entrar em um carro chick não quer dizer q se perdeu a humildade... São Francisco, conhecido como pai dos pobres, dizia q para Jesus Sacramentado devia se dar o melhor, se possível tudo em ouro. E isso fez com ele deixasse de ser o "Poverello de Assis"? Não!!!

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir