quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

33º dia [03/02/09] Cortando o Tocantins. Posto 5 estrelas

Acordamos às 4h30, com a chuva. Merda, molhou nossa roupa. Colocamos as peças em sacos de lixo para levar.

Às 5h, pegamos a Kombi numa mecânica vizinha a casa da família do Johnson (desculpe, gente, mas só lembro o nome do Johnson). Por onde a gente passa, vamos incomodando as pessoas. Aí, o cara teve que levantar a essa hora pra abrir o portão pra gente tirar a Kombi. A gente até se ofereceu pra deixar a Kombi na rua e dormir dentro, mas ele não aceitou.

A mãe do Johnson, hospitaleira que é, fez uns bolinhos fritos pro nosso café e, às 5h45, quando saímos, foi pegou carona com a gente até mais adiante, na roça deles (plantam algumas coisas de comida).

Já em Tocantins, vimos uma reta enorme. Acompanhamos a distância: 17km, sendo que no fim dava pra ver o início. Cara, pra nós isso é algo extremamente diferente.

CONHECER D. PEDRO CASALDÁLIGA?

Ainda estávamos analisando a possibilidade de passar em S. Félix. Pelo Orkut, recebemos o recado da Fabi, dizendo que conseguiu o telefone de lá, só aguardando nosso posicionamento para agendar. Conversamos na Kombi e todo mundo tava ficando convencido, quando fomos olhar melhor no mapa, vendo que a estrada é chão. Ligamos para a polícia rodoviária e descobrimos que é intransitável na maior parte do ano (por causa das chuvas), a não ser que tivéssemos um 4x4... Que pena. Fica pra outra oportunidade (ou pra nunca mais).

PROJETO DE VIDA

Hoje começamos a refletir sobre nosso projeto de vida. Em Natal, compramos aquele livretinho da Caju, da coleção “Papo jovem”, sobre o assunto. A Iva, o Dani e eu demos uma lida. Eu já comecei a fazer os exercícios indicados no livreto, anotando em tópicos a história da minha vida. É um exercício muito bacana, porque a gente vai refletindo sobre o que nunca refletia, percebendo muitos fatos na nossa vida que nos fizeram ser como somos hoje.

POUSO EM PALMAS?

Íamos pousar em Palmas (TO). Mas anteontem mandamos um recado por Orkut e um e-mail pro Jefércio, da PJ de lá, que tínhamos contatado em Natal. Mas ele não respondeu. Como estávamos com tempo, resolvemos seguir adiante e percorrer mais quilômetros hoje, para chegar mais cedo em Goiânia amanhã.

Paramos em Gurupi (TO), num posto 24h. Abrindo a internet, tinha um recado do Jefércio dizendo que tava tudo certo e estavam nos aguardando. Ele arecém tinha voltado de Belém, do Fórum Social Mundial. Cara, nos sentimos muito mal por isso, pelo incômodo causado. Liguei pra ele dizendo onde estávamos e pedir desculpas. É muito chato quando a pessoa se esforça pra nos ajudar e a gente não corresponde. Deveríamos ter avisado ele mas, a correria, nem se tocamos disso.

POSTO 5 ESTRELAS

O posto que paramos é o que tem a melhor estrutura de todos que já passamos. Tinha uma pracinha central dentro com umas lojinhas, farmácia, fliperama, caixas eletrônicos... No banheiro, um luxo só. Cada chuveiro tinha junto um vaso sanitário, uma pia e espelho. Ah, chuveiro quente, algo que não víamos há uns 20 dias. Tinha até sauna (que não usamos). Isso tudo sem cobrança adicional. Nem precisava tanto.

Do lado onde encostamos a Kombatente tinha uma cerca de arame farpado. Aproveitamos para estender nossas roupas úmidas lá. Pena que não tínhamos máquina pra tirar foto da cena =D

As moças fizeram uma sopa pra gente. Na hora de se servir, eu não cuidei e derramou um pouco de sopa fervente na minha mão. Não foi uma sensação muito agradável. Sorte que na caixa de remédios tinha uma pomada contra queimaduras. Ardeu um pouco, mas uma hora depois tava bom de novo. E ainda por cima não precisei lavar a louça... huahaha

Fui na farmácia me pesar e descobri que emagreci 2kg nesta viagem. Também, sem horários para comer e muitas vezes passando à base de lanche, era de se esperar... Mas não me sinto fraco. Que nada, daqui a pouco chegamos em casa, daí dá pra fazer um “regime de engorda”. O Tonho tá mais magro, precisará mais disso.

A Lila, observando seu braço, viu que o da esquerda permanece de descendência italiana, enquanto o da direita está mais para afro-descendente. Isso que dá ficar andando sempre de co-pilota...

Pra dormir, o já tradicional 3 a 2: 3 na barraca e 2 na Kombi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário